Quem sou eu

Minha foto
O Projeto VEJA (Vivência Educacional de Jovens e Adultos) está sediado na Moradia Estudantil da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas, há mais de dez anos, desde a sua fundação. O objetivo do projeto é ser um espaço de educação de jovens e adultos que abandonaram seus estudos e agora desejam retomá-los. É também uma forma de dar um retorno para a sociedade que sustenta a universidade. Atualmente temos duas turmas, uma para o ensino fundamental e outra para o médio. Contamos com educadores que são alunos da Unicamp nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. As aulas ocorrem no CV1 de segunda a sexta feira, das 19 às 22h, e há reuniões quinzenais aos sábados pela manhã (café da manhã no VEJA). IMPORTANTE: O Projeto VEJA não emite certificados, nosso compromisso é trabalhar os conteúdos que serão cobrados nas provas oferecidas pelo estado para fins de certificação.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Isso é que é ensino de ciência

Revista Pesquisa Fapesp (Fevereiro de 2011):

Uma escola em órbita

No início deste mês, tão logo voltem das férias, os estudantes da sexta série da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, litoral norte paulista, já sabem que terão de se organizar em grupos e começar a construir as placas de circuito impresso do protótipo de um satélite artificial que um dos professores de matemática, Candido Osvaldo de Moura, resolveu construir no ano passado.

(...)
O lançamento do satélite, previsto para março, talvez atrase, já que algumas peças ainda não chegaram dos Estados Unidos. “Lá no Inpe me disseram que todo satélite atrasa”, diz Moura, que não persegue apenas o cumprimento das datas. “A parte mais importante deste trabalho não é o que vai subir para o espaço, mas o que vai ficar na cabeça dos alunos na terra. Mostramos que dá para fazer muito e para pensar grande. Quem faz um satélite com 11 anos de idade tem mais serenidade para enfrentar outros desafios.”

Veja reportagem na íntegra aqui.

Empreitadas como a desse professor fazem a gente ainda acreditar que a educação tem salvação! Parabéns professor Moura! Que seu exemplo sirva de estímulo para outros professores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário