Quem sou eu

Minha foto
O Projeto VEJA (Vivência Educacional de Jovens e Adultos) está sediado na Moradia Estudantil da Unicamp, em Barão Geraldo, Campinas, há mais de dez anos, desde a sua fundação. O objetivo do projeto é ser um espaço de educação de jovens e adultos que abandonaram seus estudos e agora desejam retomá-los. É também uma forma de dar um retorno para a sociedade que sustenta a universidade. Atualmente temos duas turmas, uma para o ensino fundamental e outra para o médio. Contamos com educadores que são alunos da Unicamp nos níveis de graduação, mestrado e doutorado. As aulas ocorrem no CV1 de segunda a sexta feira, das 19 às 22h, e há reuniões quinzenais aos sábados pela manhã (café da manhã no VEJA). IMPORTANTE: O Projeto VEJA não emite certificados, nosso compromisso é trabalhar os conteúdos que serão cobrados nas provas oferecidas pelo estado para fins de certificação.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Radionovela Científica

Pessoal, olha que bacana isto:


UFSCar estreia radionovela científica

16/3/2011
Por Mônica Pileggi
Agência FAPESP – Estreia nesta quarta-feira (16/3), às 8h, a radionovela Verdades Inventadas, com transmissão pela Rádio UFSCar, emissora vinculada à Universidade Federal de São Carlos.
A produção do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI), iniciativa da universidade que conta com o apoio da FAPESP e do CNPq, é dividida em 37 episódios de 10 minutos cada.
A radionovela narra de forma lúdica as descobertas científicas de Laura, uma adolescente fictícia de 15 anos. “A ideia não foi criar uma ficção científica e sim histórias baseadas em reflexões sobre o dia a dia da protagonista”, disse o coordenador do projeto, professor Adilson Oliveira, do Departamento de Física da UFSCar, à Agência FAPESP.
O roteiro é baseado na temática do tempo, no qual as atividades cotidianas de Laura a levam a aventuras imaginárias nas quais interage com cientistas e pensadores como Albert Einstein, Charles Darwin, Júlio Verne, Marie Curie e Isaac Newton.
Por meio dessas experiências – e sempre acompanhada por uma tia pesquisadora, o avô aventureiro ou um amigo – Laura acaba assimilando o conteúdo dominado por cada um desses célebres cientistas.
Embora a protagonista seja uma personagem do primeiro ano do ensino médio, Oliveira destaca que a nova rádio-dramaturgia é destinada a todas as idades.
Verdades Inventadas não foi produzida pensando no público infanto-juvenil, ela não tem essa linguagem. Esperamos atingir o público geral, pois o objetivo principal é a divulgação científica”, disse.
Segundo Oliveira, o projeto radiofônico surgiu a partir das ideias discutidas no LAbI e contou com a atuação de 30 participantes, entre profissionais de áreas como comunicação, rádio e dublagem, além de estudantes da UFSCar.
Aos adeptos das redes sociais, Oliveira destaca também que as reflexões e encontros de Laura com os grandes notáveis da ciência serão postadas no blog da personagem (www.viagensdalaura.wordpress.com), com vídeos, imagens e textos relacionados aos temas abordados, assim como chamadas no twitter @Lauracientista.
A radionovela recebeu também apoio da primeira edição do Prêmio Roquette-Pinto – Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos, concedido em 2010 pela Associação das Rádios Públicas do Brasil (Arpub).
Verdades Inventadas vai ao ar pela Rádio UFSCar de segunda à sexta-feira às 8h e é reapresentada às 12h30. Nas noites de terça-feira aqueles que não conseguem acompanhar a novela diariamente têm uma alternativa semanal, pelo programa de ciência Paideia, apresentado na mesma rádio às 18h.
A Rádio UFSCar é transmitida pela frequência 95,3 FM para a cidade de São Carlos e municípios da região. O programa também pode ser ouvido pela internet em www.radio.ufscar.br

(Fonte: http://www.agencia.fapesp.br/)

Botei o blog do VEJA pra seguir o blog viagensdalaura, e as atualizações vão aparecer aqui do lado das postagens!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário